Dia Mundial da Abelha: Conheça a atuação dos médicos-veterinários e zootecnistas na Apicultura
No dia 20 de maio, é comemorado o Dia Mundial das Abelhas. Mas, porque um animal tão pequeno, e muitas vezes temido pelas pessoas, tem um dia só para ele?
A resposta é a importância das abelhas para o meio ambiente e para a produção de alimentos no mundo. Ao mesmo tempo, a espécie é ameaçada pelas mudanças climáticas e ação humana.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização, assim como 75% das plantações de alimentos e 35% das terras aráveis do mundo.
As abelhas são um dos principais agentes nesse processo e são fundamentais para a segurança alimentar e para a conservação da biodiversidade.
Além disso, o mel produzido pelas abelhas é consumido em todo o globo, gerando renda para milhares de famílias.
Você conhece a importância dos médicos-veterinários e zootecnistas nessa cadeia?
Os zootecnistas atuam na nutrição, alimentação e bem-estar das colmeias. Também planejam e gerenciam produções e realizam programas de melhoramento genético para garantir preservação e melhoria da produtividade.
Os médicos-veterinários são os Responsáveis Técnicos pela apicultura, atuando nas unidades de extração e beneficiamento do produto.
A atuação desse profissional é fundamental para garantia da qualidade dos serviços e produtos, além da orientação aos usuários e funcionários do estabelecimento sobre os pontos críticos de contaminação dos produtos, condições de armazenamento, transporte e estocagem durante a comercialização.
Ainda compete ao RT zelar pelo cumprimento dos aspectos técnicos e legais da atividade, acompanhar inspeções higiênico-sanitárias oficiais, notificar ocorrências que causem impacto ao meio ambiente e informar às autoridades sanitárias sobre as doenças de notificação obrigatória, exóticas, emergentes e ocorrências de morbidade e mortalidade.
A Responsabilidade Técnica do médico-veterinário na Apicultura foi regulamentada pelo CFMV através da Resolução nº 1193 de 2017.
O CRMV-RN parabeniza os apicultores, médicos-veterinários e zootecnistas que atuam nessa cadeia tão importante para a sociedade!