Médico-veterinário tira a dúvida: Pets podem pegar dengue?

Além dos cuidados com a própria saúde, quem tem pets em casa deve protegê-los. O médico-veterinário Nirley Formiga, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte, explica que cães e gatos, não contraem dengue, zika ou chikungunya (também chamadas de arboviroses), três das doenças que o Aedes aegypti pode transmitir para os humanos. No entanto, ele ressalta que o mesmo mosquito pode transmitir outras infecções para os pets, como a Dirofilaria immitis, zoonose responsável pela enfermidade conhecida como “verme do coração”.

Nirley formiga destaca que dificuldade respiratória, cansaço, tosse e emagrecimento são alguns dos sintomas que podem acometer cães e gatos. “Para prevenir o “verme do coração”, os tutores precisam higienizar o local onde os animais vivem para evitar a proliferação do mosquito, como limpeza dos recipientes com água parada e quintais.

Uma outra dica, segundo o médico-veterinário, é usar coleiras antiparasitárias que também atuam como repelentes.

O presidente alerta ainda que para não expor o pet aos riscos da dirofilariose, vale levá-lo ao médico-veterinário de confiança ao perceber qualquer sintoma. “Importante não medicar o animal por conta própria. A prevenção da doença e tratamento adequado são individualizados para cada paciente”, esclarece Nirley Formiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *