Do campo a mesa: Médicos-veterinários garantem a sanidade na indústria de alimentos

Para garantir produtos de qualidade e seguros para o consumo, a atuação do médico-veterinário é fundamental em todas as etapas da cadeia produtiva. Sua expertise se estende por todos os alimentos de origem animal, incluindo a indústria de laticínios, desde a criação do rebanho até a mesa.

No campo, os médicos-veterinários zelam pela saúde e bem-estar, assegurando um manejo adequado dos animais e minimizando o risco de doenças. Na indústria, atuam na inspeção e análise de leite e derivados, garantindo a conformidade com os padrões de qualidade e segurança alimentar.

Ao monitorar e controlar doenças transmissíveis dos animais para os seres humanos, esses profissionais também contribuem para sanidade do produto de origem animal, além disso, atuam na inspeção e vigilância sanitária ao implementar e monitorar boas práticas de higiene e sanitização nas instalações, desde a produção até o transporte e armazenamento.

É importante ressaltar que o médico-veterinário não atua sozinho. Zootecnistas, engenheiros de alimentos e outros profissionais formam uma equipe multidisciplinar que garante a excelência do produto de origem animal.

A presença do médico-veterinário na indústria de laticínios é obrigatória. Na Lei do Médico-Veterinário (5.517/68) é possível verificar essa competência legal da profissão.

Recentemente, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado Rio Grande do Norte (CRMV-RN) obteve uma importante vitória em favor da segurança alimentar no Superior Tribunal de Justiça. Na ocasião, o STJ reafirmou que as indústrias de laticínios devem se registrar junto a autarquia, como também manter um médico-veterinário como responsável técnico na empresa para garantir a qualidade e segurança dos produtos.

O assessor jurídico do CRMV-RN, Rafael Helano, afirma que as indústrias e os órgãos fiscalizadores têm a responsabilidade de garantir a segurança alimentar e a presença de médicos-veterinários é um pilar fundamental para essa missão. “Ao consumir produtos de origem animal, é importante reconhecer o trabalho essencial desses profissionais na garantia da sanidade dos produtos que colocamos à mesa”, destaca o advogado.