A campanha do Outubro Rosa lembra especialmente às mulheres a importância do autoexame para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Aproveitando o tema, o CRMV-RN alerta que essa doença também atinge animais de estimação, como as cadelas e gatas, e os tutores também devem estar atentos a alterações no corpo dos seus pets, para garantir o diagnóstico precoce.

A médica-veterinária Dra. Charlene Brito explica que, assim como as mulheres fazem o autoexame, os tutores devem tocar os animais, para identificar possíveis alterações. A profissional recomenda que os tutores brinquem com seus pets, massageando a região das mamas.

“O ideal é que você faça isso sempre, porque na hora que tiver alguma coisa fora do normal, vai ser mais fácil identificar. Ao sinal de qualquer alteração, um nódulo, sangramento, ou qualquer outra secreção, procure um médico-veterinário, que nós temos a capacidade de fazer um exame clínico aprofundado e chegar nesse diagnóstico mais rápido”, explicou.

Dra. Charlene Brito ressalta que há muitas vertentes de estudos sobre o câncer e diferentes linhas de pensamento dos cientistas em relação ao desenvolvimento dos tumores malignos, porém um dos fatos é que o desenvolvimento ocorre primariamente em animais que já contam com uma predisposição causada por mutação genética.

“Não tem relação com raça. O que a gente sabe é que, quando a paciente tem essa mutação genética, as células do sistema imunológico têm dificuldade de provocar a morte daquela célula que começa a se reproduzir erroneamente”, explica.

Fatores externos também podem aumentar os riscos de câncer de mama, como é o caso das vacinas contraceptivas. De acordo com a profissional, a melhor recomendação aos tutores é que seja feita a castração do animal jovem.

O consenso atual entre os pesquisadores e profissionais de saúde é que a castração deve ocorrer entre o primeiro e o segundo cio. O câncer de mama nos pets também pode ser tratado com cirurgia para retirada dos tumores e até mesmo quimioterapia.

Leve seu pet periodicamente ao médico-veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *