Em um momento marcado por emoção, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) realizou nesta sexta-feira (17), a posse dos novos conselheiros efetivos e suplentes da gestão 2020-2023 da autarquia federal. O evento que ocorreu de maneira virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus, contou com a participação de dezenas de autoridades e foi transmitido pelas redes sociais do Regional. 

A solenidade começou com a execução do hino nacional brasileiro e, em seguida,  o presidente Raimundo Alves Barrêto Júnior abriu o momento, agradecendo a presença do presidente do CFMV, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, dos presidentes dos regionais do Sistema CFMV/CRMVs, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional potiguar, Aldo Medeiros, e do presidente do Conselho Regional de Química, Afonso Dantas. 

A palavra foi transferida ao secretário-geral da nova diretoria, empossada no dia 16 de junho, Dr. José Arimateia da Silva, que leu o termo de posse dos novos 12 conselheiros efetivos e suplentes. As assinaturas serão recolhidas nos próximos dias, por causa das medidas de prevenção à transmissão da Covid-19. 

Em seu discurso de posse, o Dr. Raimundo Barrêto contou um pouco da história de desafios enfrentados pelo grupo de profissionais que desejava mudar o CRMV-RN e conseguiu fazer isso a partir do início da gestão do presidente Dr. Wirton Peixoto Costa, encerrada nesta quinta-feira (16). O presidente agradeceu a participação de todos os profissionais Médicos Veterinários e Zootecnistas e reforçou que a gestão é feita por todos os inscritos. 

“Na gestão anterior, tínhamos um desafio estrutural que foi vencido. O objetivo dessa atual gestão, como eu vejo muito pouco onde melhorar nesse aspecto, é construir uma melhor educação continuada para os profissionais, ter uma gestão mais humana, que esteja ao lado dos profissionais médico veterinários e zootecnistas. A pandemia mostrou a importância do profissional médico veterinário para a saúde única, do zootecnista e do médico veterinário para o agronegócio. A valorização das nossas classes foi ajudada e vai mudar nossa forma de agir, de acolhimento ao próximo”, considerou. 

O ex-presidente do Regional, e agora Tesoureiro da autarquia, Dr. Wirton Peixoto Costa, ressaltou os resultados alcançados pela gestão 2017-2020, agradecendo a todos os profissionais que participaram da administração do Regional e que se empenharam ao longo dos três anos, além da contribuição dos regionais e do CFMV.

Wirton reforçou conquistas como a compra da nova sede do Regional, aquisição de novas frotas, o primeiro concurso da história do Regional o aumento do investimento em fiscalização.

“O conselho criou um novo olhar para os nossos profissionais, para a sociedade e concomitantemente passou a não ser somente órgão fiscalizador, mas orientador. No último ano da gestão, demos um salto fiscalizatório e conseguimos alcançar todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, realizando 3 mil fiscalizações. Esse número se acompanhou de qualidade, porque passamos a fazer parcerias com Ministério Público, Polícia Civil e Vigilância Sanitária, sempre em defesa da saúde animal, ambiental e humana. Aliás, foi com enfoque nesse tripé que convencemos órgãos e a justiça de que precisamos sempre ter médico veterinários como RT de sanidade e zootecnista e médico veterinário como RT de produção animal”, declarou. 

A cerimônia foi encerrada com a participação do presidente do CFMV, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, que desejou sucesso à nova gestão, colocou o CFMV à disposição dos novos conselheiros e reforçou o reconhecimento que a Medicina Veterinária e a Zootecnia passaram a ter no momento da pandemia do novo coronavírus. 

“A pós-pandemia precisa de uma visão totalmente diferenciada na Medicina Veterinária e na Zootecnia. Nós estamos em um momento de muita importância. Veja a Lei 14.023 do dia 8 de julho, que coloca os médicos veterinários como profissionais essenciais no combate à pandemia. Não tem sido fácil esse momento, desagradável para sociedade, mas nós estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde e com todas as secretarias de Saúde contribuindo no controle dessa doença. Como cidadãos e profissionais da área de saúde não poderíamos fugir”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *