Há 20 anos, na antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), colava grau a primeira turma do primeiro curso de Medicina Veterinária no estado do Rio Grande do Norte. 

Ao longo desse período, os profissionais formados pela instituição atuaram em diversas áreas na academia e no mercado de trabalho, fortalecendo a Medicina Veterinária brasileira. 

Neste 15 de julho, o CRMV-RN parabeniza os profissionais, professores e a instituição pelo trabalho desenvolvido ao longo de todos esses anos. 

Veja os membros da “Turma Professor José Fernando Gomes de Albuquerque”


 

Da esquerda para direita (sentados, de branco). 

– Dr. Adalberto Nobre de Abrantes

– Dr. Rodrigo Oliveira Dantas de Moura

– Dr. Faviano Ricelli da Costa e Moreira

– Dr. Genilson Fernandes Queiroz 

– Dr. Kenio Patrício Lima de Oliveira

– Dra. Paula Viviane Souza de Queiroz 

– Dra. Ana Carla Diógenes Suassuna

– Dra. Rose Cléia Praxedes de Aquino

– Dr. Nicolazito Luiz de Souza

São da primeira turma, mas não estão na foto:

– Dr. Hildegard Viana da Silva

– Dr. James Tiburcio de Souza

Relatos

A dra. Ana Carla Suassuna lembra que os primeiros alunos, que entraram em 1995, participaram da construção do curso, vendo a chegada de professores efetivos e a construção do hospital veterinário apenas no último ano de graduação. 

“Quando a gente começou, tinha uma estrutura ainda muito pequena. Fomos inseridos praticamente dentro do curso de Agronomia, e os blocos que recebiam o curso de Agronomia foram reformados para receber o nosso curso. Teve uma equipe de professores, no início, formada praticamente por professores substitutos. Depois foram criados os cargos efetivos”, lembra.

De acordo com ela, apesar das dificuldades comuns aos pioneiros, o período foi muito proveitoso e atualmente todos os colegas estão bem posicionados no mercado de trabalho. 

A dra. Rose Cléia de Aquino atualmente trabalha no Centro de Controle de Zoonoses de Natal e como analista de extensão rural da Emater e é grata pelo que pôde construir a partir da graduação. Ela lembra que havia muita expectativa com a chegada do curso e considera que ele foi um dos pontos fundamentais para a construção da atual Ufersa. 

“Foi o primeiro passo para a Esam ser hoje Ufersa e ter essa importância. A Medicina Veterinária é meu alicerce. Trabalho no controle de zoonoses e também na segurança alimentar, no apoio à produção de alimentos saudáveis e diversos no campo”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *