Viajar com pets no carnaval pode ser divertido, desde que as recomendações sejam seguidas, alerta médica-veterinária

O feriado de Carnaval se aproxima e, para muitos, é hora de aproveitar os dias de folga para viajar e descansar. E a diversão pode ficar ainda melhor na companhia dos pets, que são inseparáveis para muitas famílias.

Ao levar o animal na viagem, é importante lembrar que não basta colocar todo mundo no carro e pegar estrada. A médica-veterinária e assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), Kadidja Bezerra explica que tirar o pet do ambiente ao qual está acostumado e da sua rotina requer alguns cuidados para garantir um passeio tranquilo para todos.

“Levar o alimento que o animal consome na quantidade adequada para os dias de viagem, procurar manter os mesmos horários das refeições, levar acessórios como comedouro, bebedouro, toalhas, brinquedos e caminha para que o pet se adapte rapidamente à mudança de ambiente. Esses são alguns pontos que devemos levar em consideração”, destaca a profissional.

A médica-veterinária alerta ainda que em um primeiro momento, o animal pode ficar estressado e apresentar oscilações no comportamento. “Nessas situações, é interessante oferecer uma recompensa positiva – um carinho, um brinquedo ou um petisco. Isso o ajudará a ficar mais tranquilo no local”, afirma ela.

Kadidja Bezerra ressalta também a importância de manter a carteirinha de vacinação do pet em dia, uma vez que o animal que viaja está exposto a um novo ambiente e a outros animais. Algumas regiões e hotéis exigem essa documentação. “Caso a viagem seja para fora do estado, é necessário adquirir um atestado de saúde médico-veterinário”, lembra a médica-veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *