Membros do CRMV-RN se reuniram com secretário estadual de segurança pública para solicitar maior efetividade no andamento dos inquéritos e abertura das delegacias especializadas
Membros do CRMV-RN se reuniram com secretário estadual de segurança pública para solicitar maior efetividade no andamento dos inquéritos e abertura das delegacias especializadas
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Nirley Formiga, se reuniu, nessa segunda-feira (31), com o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Francisco Araújo, para solicitar maior efetividade no andamento dos inquéritos e urgência na abertura das delegacias especializadas nas cidades de Caicó e Mossoró. O encontro visou destacar a relevância dessas delegacias para a proteção dos animais e a promoção da saúde pública, reforçando a importância da parceria entre as entidades para alcançar esse objetivo.
Durante a reunião, o presidente do CRMV apresentou dados alarmantes sobre casos de maus-tratos e crimes contra animais, ressaltando a necessidade de uma atuação concretas e efetivas para combater essa problemática crescente, além de ações de combate ao exercício ilegal da profissão e outros inquéritos. “A criação de delegacias especializadas seria um passo significativo para aprimorar a fiscalização, investigação e punição adequada desses crimes”, afirma Nirley Formiga.
Na ocasião, também foi ressaltado a necessidade da realização de cursos específicos sobre o tema para Policiais Militares e Civis do RN. “O compartilhamento de informações e a troca de conhecimentos podem fortalecer as ações em prol da proteção animal e do controle de zoonoses”, explica o presidente.
Após uma discussão detalhada, o Coronel Araújo manifestou apoio à causa e se comprometeu a encaminhar os pedidos aos órgãos competentes. Coronel Araújo reconheceu a importância da colaboração com o CRMV-RN para o enfrentamento dessa problemática e se mostrou confiante em obter resultados positivos.
Estavam presentes também na reunião, a presidente da comissão de direito animal da OAB, Juliana Rocha; o secretário adjunto, Osmir de Oliveira Monte e o assessor jurídico do CRMV-RN, Rafael Helano.