CRMV-RN promove curso de RT em indústria de leite e derivados no interior do RN
CRMV-RN promove curso de RT em indústria de leite e derivados no interior do RN
Nos últimos dias 30 de junho e 03 de julho, Médicos-Veterinários da cidade de Caicó, Mossoró e região, participaram do curso de “Responsabilidade Técnica em Indústria de Leite e Derivados”, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte. As palestras contaram com público de 37 profissionais, em um total de 8 horas de formação em cada município.
Durante o evento, os Médicos-Veterinários adquiriram conhecimentos sobre a microbiologia dos alimentos, métodos de análise laboratorial, controle de qualidade, rastreabilidade e legislação específica para a indústria de laticínios.
De acordo a Médica-Veterinária Graziela Paiva, conselheira do CRMV-RN e uma das palestrantes, o curso ainda abordou temas como boas práticas de fabricação (BPF), programas de autocontrole (PAC) e análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). “Os participantes também tiveram oportunidade de aprender sobre os principais desafios enfrentados na produção de laticínios e derivados, como a prevenção de doenças transmitidas pelos alimentos e a manutenção da integridade dos produtos durante todo o processo”, afirma.
A Médica Veterinária Fabiana Lo Tierzo, Fiscal estadual agropecuário do IDIARN e palestrante do evento, destaca que ao concluir o curso e se tornar um RT em laticínios e derivados, o profissional está apto a desempenhar um papel fundamental na indústria de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e a saúde dos consumidores. “Sua atuação garante que os produtos lácteos atendam aos padrões de qualidade exigidos, sejam produzidos de forma sustentável e estejam em conformidade com as normas regulatórias. Desta forma, contribuem com os órgãos fiscalizadores no controle de qualidade dos produtos de origem animal”, lembra.
Dr. Graziela Paiva destaca ainda a importância do curso para compartilhar experiências, trocar informações e tirar dúvidas. “É um momento em que o Conselho chega de forma educativa, alertando, orientando sobre as responsabilidades que o profissional assume quando se torna um RT”, pontuou