MAPA suspende fabricação e venda e determina o recolhimento de lotes de vacina contra leishmaniose
MAPA suspende fabricação e venda e determina o recolhimento de lotes de vacina contra leishmaniose
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que determinou a suspensão da fabricação e venda da vacina contra leishmaniose, a Leish-Tec. A decisão foi feita após a fiscalização constatar desvio de conformidade do produto que pode ocasionar falta de eficácia da vacina, gerando risco à saúde animal e saúde humana. Vale ressaltar que as investigações estão em andamento e outras ações poderão ser adotadas.
Como órgão que, entre outras atribuições, norteia o exercício profissional de médicos-veterinários, o Conselho Federal de Medicina Veterinária orienta profissionais e responsáveis por animais que entrem em contato com o fabricante para receber informações atualizadas sobre as providências a tomar, pois é o laboratório Ceva que deve realizar esses esclarecimentos.
Até o momento, oito lotes foram reprovados (029/22; 037/22; 043/22; 044/22; 060/22; 004/23; 006/23; 017/23) por apresentarem teor de proteína A2 inferior ao limite mínimo estabelecido na licença do produto. O ministério determinou o recolhimento desses lotes e a empresa fabricante já iniciou a busca/recebimento deles.
De acordo com o Mapa, as fiscalizações em estabelecimentos fabricantes de produtos veterinários são rotineiras e visam verificar as Boas Práticas de Fabricação, Controle de Qualidade realizado pela empresa e os relatos de eventos adversos enviados para o seu sistema de farmacovigilância.