Câmara Nacional de Presidentes discute aumento de cursos técnicos em veterinária
Câmara Nacional de Presidentes discute aumento de cursos técnicos em veterinária
A Diretoria Executiva do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em conjunto com os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária discutiram o aumento dos cursos técnicos de veterinária, durante a 2ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs de 2023, realizada na terça-feira (23), na capital do Ceará, Fortaleza. O CRMV-RN foi representado pelo presidente, Raimundo Alves Barrêto Júnior.
Esses cursos não possuem regulamentação no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs, somente na esfera educacional, normatizado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CEB n° 2/2020. A profissão de técnico veterinário também não é regulamentada.
Dr. Barrêto ressalta que no RN a comissão de ensino do Regional avalia o programa do curso e quando encontrado algum conhecimento de parte privativa do Médico-Veterinário, o Conselho faz autuação. “Em nosso Estado também exigimos um Responsável Técnico pelo curso, já que tem ensino com animal, e alerta esses profissionais do que pode ser ensinado aos alunos, para que não entre em assuntos privativos do Médico-Veterinário”, destaca.
A pauta da 2ª CNP 2023 contemplou também a campanha de Recadastramento Profissional. Até o momento, mais de 13 mil médicos-veterinários e zootecnistas já se recadastram no Sistema CFMV/CRMVs.
Com a atualização dos dados, os profissionais terão direito às novas cédulas em versão física: mais moderna, em cartão policarbonato e com dispositivos de segurança; e em formato digital, disponível no aplicativo do CFMV, o qual é possível baixar nas lojas Apple e Android.
Outro assunto abordado foram as novas funcionalidades do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado para a tramitação digital de processos administrativos nos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. Agora, no Suap, será possível assinar e receber processos em lotes, além de incluir e liberar arquivos de vídeo e áudio com até 25MB.