CRMV-RN participa de reunião do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva com membros da saúde do Estado e Município

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte atendendo a convide da SESAP/RN – Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte participou de reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional – CIR de saúde. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (05) e este Regional foi representado pelo secretário-geral do CRMV-RN, o Médico-Veterinário José Arimateia.

Na ocasião, Dr. Arimateia explanou para os secretários de saúde dos Municípios presentes sobre a importância e necessidade do Médico-Veterinário no quadro da saúde, notadamente na epidemiologia das doenças zoonoticas, com atenção especial para raiva, esporotricose, leishemaniose visceral e outras. “O Médico-Veterinário é profissional essencial, pois possui uma formação única sobre as doenças de caráter zoonótico e seus impactos na saúde pública”, ressalta.

Ao concluir, o secretário-geral do CRMV-RN se colocou à disposição dos presentes e afirmou que o Conselho está de portas abertas para qualquer município que queira tratar sobre o assunto ou para sensibilizar o seu gestor sobre a necessidade do Médico-Veterinário no quadro da saúde para prevenção, diagnóstico, controle e vigilância permanente das zoonoses no Estado.

Também estavam presentes na reunião George Antunes, Secretário Municipal de Saúde de Natal, Vaneska Gadelha, Chefe da Divisão de Saúde, Fabíola Medeiros, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) e Roberta Guilhermina, presidente da CIR.