Perigos que o chocolate oferece aos pets

Com a chegada da Páscoa aparece a dúvida sobre dar ou não chocolate ao pet. Apesar de muitos tutores não saberem, esse alimento é prejudicial à saúde do animal.

Ao contrário do que se pode pensar inicialmente, não é o açúcar contido no chocolate que o torna prejudicial, mas sim a substância tóxica teobromina que contém no alimento. A teobromina tem a finalidade de fornecer energia, mas os pets têm uma grande sensibilidade a ela, o que torna o efeito de estímulo potencializado.

Vômito, diarreia, convulsões são algumas consequências da intoxicação pelo chocolate. Vai depender da quantidade ingerida. Quanto maior a concentração de cacau, maior será a quantidade da substância na composição.

Além do chocolate, há uma série de comidas típicas destas celebrações em família que apresentam riscos ocultos para os animais, como bacalhau, castanhas, uvas frescas e passas, sementes de frutas, temperos como cebola e alho são alguns exemplos.

No caso de dúvidas, principalmente se o animal ingerir acidentalmente um alimento e o tutor notar que ele apresenta algum mal-estar, deve levá-lo imediatamente ao Médico-Veterinário. O ideal é restringir aos animais a alimentação que foi feita para eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *