Presidente do CRMV-RN participa de encontro da Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs

Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Dr. Raimundo Barrêto, participou da 1ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) de 2023, do Sistema CFMV/CRMVs, que aconteceu durante os dias 15, 16, 17 e 18 de março. A reunião foi sediada pelo CRMV-MS, no Wetiga Hotel, no município de Bonito.

Durante o encontro, o auditor fiscal federal agropecuário Carlos Henrique Pizarro Borges, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), fez uma apresentação sobre o ‘Avanço da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) na América do Sul: ações para prevenção, vigilância e resposta’. O Médico-Veterinário abordou a atual situação da IAAP no mundo e na América do Sul, bem como o plano de vigilância, a estrutura do sistema de defesa sanitária animal e as fases de atuação no sistema, no âmbito do ministério.

Ainda durante o evento, o chefe do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) do CFMV, Igor Pinto de Andrade, apresentou o ‘Diagnóstico sobre a implantação da Resolução CFMV nº 1.475/2022’ e os números atualizados da campanha nacional de recadastramento profissional, bem como assuntos administrativos de interesse do Sistema.

Na ocasião, os presidentes e representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) tiveram a oportunidade de expor as ações desenvolvidas em seus estados e debater questões importantes para as profissões, como a qualidade do ensino da Medicina Veterinária. No momento foi elaborado um manifesto em defesa do ensino da Medicina Veterinária, que será assinado por todos os presidentes.

Ao participar da CNP, Dr. Barrêto ressaltou a importância desses encontros para trocas de experiencias. “São nessas reuniões que conseguimos avaliar nossas ações, saber se nosso regional está balizado em relação aos outros e ter certeza que estamos entregamos um bom trabalho a sociedade”, afirma.

Publicidade em Medicina Veterinária, a nova lei de licitação e contratação de serviços para as administrações públicas e autarquias e a consolidação dos resultados dos grupos de trabalhos também foram assuntos abordados no encontro.