O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) manifesta apoio ao pleito apresentado pela Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Norte (AFA-RN) pela realização de concurso público para médicos-veterinários voltados à inspeção oficial de estabelecimentos de abate de animais no estado.

Na última segunda-feira (11), o governo estadual entregou uma unidade de processamento de carnes em Acari. Estruturas semelhantes também estão sendo abertas em outras regiões do estado. No entanto, a associação tem afirmado que não há profissionais suficientes no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) para atuar na inspeção permanente dos estabelecimentos como preconizado pela lei.

O papel do médico-veterinário é de suma relevância na fiscalização e manutenção do cumprimento das normas higiênico-sanitárias e das práticas de abate humanitário, zelando pela segurança alimentar dos produtos e pela defesa do bem-estar animal.

Há zoonoses – doenças transmissíveis entre animais e humanos – que são identificadas por exames realizados nos períodos pré e pós-abate dos animais. O trabalho desse profissional evita, por exemplo, a transmissão de tuberculose, brucelose, entre outras doenças que podem levar o humano à morte.

Por essa razão, este Regional se soma ao pleito dos colegas do Idiarn e solicita que o governo do estado realize um concurso público visando garantir produtos saudáveis e seguros à população do Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *