Mais de 50 anos após sua fundação, o Sistema CFMV/CRMVs passa pelo processo de digitalização de todos os seus processos administrativos e deixa a era do papel para trás.

Nesta semana, entre os dias 21 e 25 de fevereiro, diretores, conselheiros e servidores do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) recebem treinamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para implantação do Sistema Unificado de Administração Pública – o Suap. O Regional passa a trabalhar de forma totalmente digital já a partir desta sexta-feira (25).

O Suap está em fase de implantação no Sistema CFMV/CRMVs por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), que cedeu a ferramenta à autarquia.

O CRMV-RN é o primeiro entre os 27 Regionais a receber o curso e a implantação do sistema, promovidos pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) e pelo Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR), do Conselho Federal, que já está usando a tecnologia. Ao longo do ano, a implantação será realizada em todos os Regionais do país.

“O regional do Rio Grande do Norte é o primeiro a receber a implantação do Suap, pois foi o nosso grande parceiro para a obtenção da ferramenta. Graças à interlocução do CRMV-RN com o Instituto Federal, o Sistema CFMV/CRMVs contará com o Suap para evoluir e prestar melhores serviços aos profissionais e à sociedade. Em breve, estaremos todos interligados com a tramitação eletrônica de documentos em tempo real”, parabenizou Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV.

Segundo o presidente do CRMV-RN, Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior, o trabalho resultará na digitalização de todos os processos que tramitam no CFMV e nos CRMVs.

“Agradecemos o apoio do Federal e a toda nossa equipe pela participação nesse processo de implantação e treinamento. A digitalização dos processos era um anseio antigo do Sistema CFMV/CRMVs e agora, finalmente, estamos deixando a era do papel para trás – o que também representa nosso compromisso com a sustentabilidade e com a economicidade”, disse.

Durante o treinamento, os servidores discutem os processos em cada área, que até então eram feitos de forma física, com documentos em papel, e aprendem como realizar toda a tramitação de forma mais ágil, simples e transparente, dentro do Suap. Eles também têm oportunidade de treinar o uso do novo sistema e tirar dúvidas que surgem ao longo das atividades.

O médico-veterinário e professor do IFRN, Dr. Josué Moreira, era reitor do Instituto no período da cessão do sistema. De acordo com ele, o Suap foi criado e desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa de alunos da instituição.

“Hoje o Suap é uma ferramenta utilizada por muitas instituições federais e órgãos públicos. Ele vai dar mais transparência e rapidez aos processos no CFMV e nos Regionais. Um conselheiro pode estar em outro estado e assinar um processo, facilitando a tramitação”, exemplificou.

Assessoria de Comunicação do CRMV-RN