O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior, participou de reunião com o diretor-geral do Idiarn, Mário Manso, e com o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do instituto, Renato Maia, na manhã desta quarta-feira (16). O objetivo do encontro foi tratar de parcerias institucionais.

Na ocasião, o presidente também conversou com os diretores sobre a minuta de uma portaria que visa normatizar a exigência de exame de brucelose e tuberculose para o trânsito de animais no estado.

Segundo o Dr. Barrêto, o documento pretende prevenir transmissão das zoonoses e garantir a saúde animal e humana.

“O CRMV-RN está cumprindo seu papel de órgão consultivo, buscando auxiliar os órgãos públicos nesse tema para garantir a Saúde Única no estado. Quando falamos da exigência desses exames, estamos falando de prevenção a doenças graves que podem atingir o ser humano. E o Idiarn também está preocupado com isso”, disse o Dr. Barrêto.

O presidente do Regional também entregou oficialmente a proposta de uma parceria para troca de informações entre as fiscalizações dos órgãos, relacionadas a estabelecimentos de produção de alimentos de origem animal, bem como eventos com animais, onde há inspeção oficial do Idiarn e atuação do Regional.

Por fim, os diretores também discutiram propostas de cursos e treinamentos a serem realizados de forma conjunta para capacitar médicos-veterinários e zootecnistas do Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *