Nos meses de julho, agosto e setembro de 2021, o Rio Grande do Norte superou a marca de 1,6 milhão de galinhas poedeiras, o maior número de toda a série histórica da pesquisa trimestral de abate, leite e ovos do IBGE, que começou em 1987.

O valor superou o recorde anterior, que já havia sido registrado no segundo trimestre de 2021, com 1,59 milhão de galinhas.

No último trimestre, foram produzidos 9,7 milhões de dúzias de ovos de galinha – uma diminuição de 1,4% da quantidade deste produto em relação ao período anterior (9,9 milhões de dúzias).

O estado é o quarto maior produtor de ovos de galinha do Nordeste, ficando atrás de Pernambuco (55,6 milhões de dúzias), Ceará (58,3 milhões de dúzias) e Bahia (18 milhões de dúzias).

Os dados da Produção de Ovos de Galinha (POG) são divulgados trimestralmente pelo IBGE e suas informações são obtidas em estabelecimentos agropecuários que se dedicam à atividade e que contam com capacidade de alojamento de 10.000 ou mais galinhas poedeiras ou matrizeiras.

O CRMV-RN já havia noticiado o recorde de produção no segundo trimestre do ano e volta a reforçar a importância dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas para o setor.

Dentro de suas áreas específicas, esses profissionais atuam tecnicamente em toda a cadeia produtiva, evitando a propagação de zoonoses e perdas na produção, garantindo a inocuidade e qualidade dos produtos, além de atuarem no melhoramento genético, ampliação da produtividade e bem-estar animal.

“Só se consegue produzir bem com uma boa nutrição animal, com sanidade, com a ambiência, com o bem-estar animal. Todos esses pontos têm uma importância tremenda na produtividade e na rentabilidade do setor e esses profissionais são responsáveis justamente por eles”, afirmou o médico-veterinário Frederico de Britto, que atua como Responsável Técnico na área, em entrevista ao CRMV-RN em setembro.

Em novembro, a Comissão de Tecnologia e Segurança Alimentar do CRMV-RN realizou um fórum sobre a produção de ovos, em que apresentou as oportunidades do setor aos colegas médicos-veterinários e zootecnistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *