O presidente do CRMV-RN, Dr. Raimundo Alves Barrêto, e o vice-presidente da autarquia, Dr. Nirley Formiga, tiveram um encontro nesta segunda-feira (25) com o superintendente do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, Thiago Dantas e Silva, e com o gerente executivo Irrailson Ferreira.

Na ocasião, os diretores do Regional formalizaram um convite para uma reunião convocada pelo CRMV-RN, envolvendo várias instituições, para discutir a ausência de cobrança dos resultados negativos dos exames sorológicos de brucelose e da prova de tuberculinização para a emissão da guia de trânsito animal (GTA) e financiamentos no estado.

O superintendente do BNB agradeceu o convite e afirmou que o banco estará presente na reunião.

O convite também foi enviado pelo CRMV-RN a outros bancos e órgãos públicos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mapa, Idiarn e Ministério Público.

No documento, o presidente Dr. Raimundo Alves Barrêto destacou as legislações estaduais e federais sobre o assunto e os riscos à saúde e à economia estadual, pela falta desses exames, que não estão sendo cobrados.

“Ambas as doenças geram consequências econômicas desastrosas para pecuaristas, seja devido às perdas causadas pelo descarte dos animais adquiridos já contaminados ou doentes, ou pela introdução da doença no rebanho”, afirma.

A reunião deverá acontecer na próxima quinta-feira (28).