O dia 14 de outubro é o Dia da Pecuária. Nesta data, o CRMV-RN parabeniza os produtores e profissionais médicos-veterinários e zootecnistas que atuam neste setor – um dos principais da economia brasileira.

No Rio Grande do Norte, a pecuária tem demonstrado desenvolvimento ao longo dos últimos anos. O IBGE apontou que, embora ainda possua um dos menores rebanhos bovinos do país, o estado registrou o terceiro maior crescimento percentual do país em 2020 (6,3%), ultrapassando a marca de 988 mil cabeças de gado.

O estado também está entre as seis unidades federativas com maior rebanho de ovinos e caprinos no Brasil. Na produção de suínos, teve o segundo maior crescimento do país no ano passado, com aumento de 10%.

Dados mais recentes do IBGE também apontam que o estado produziu 9,9 milhões de dúzias de ovos de galinhas entre os meses abril, maio e junho. O somatório da produção no segundo trimestre de 2021 foi um recorde – a maior quantidade registrada em toda a série histórica iniciada em 1987.

O número de galinhas poedeiras também foi o maior já observado. São cerca de 1,6 milhão. Os dados consolidaram o estado como o quarto maior produtor de ovos de galinha do Nordeste.

“O médico-veterinário e o zootecnista têm papel fundamental no desenvolvimento da pecuária no Rio Grande do Norte, uma vez que garantem qualidade, aumento da produtividade, o bem-estar animal e a sanidade dos alimentos de origem animal. Parabenizamos a todos por esse trabalho tão importante para a sociedade”, destacou o presidente do Regional, Dr. Raimundo Alves Barrêto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *