No último fim de semana, 31 profissionais médicos-veterinários participaram do curso de Responsabilidade Técnico-Sanitária na Indústria de Leite e Derivados promovido pelo CRMV-RN em Natal. As palestras contaram com público presencial e online, em um total de 8 horas de formação.

No primeiro dia de evento, os palestrantes falaram principalmente sobre os aspectos de garantia da qualidade do leite e a ação profissional dentro da indústria para forma a minimizar os riscos de alterações físicas, químicas e microbiológicas, como contaminações.

Segundo a Dra. Graziela Paiva, conselheira do CRMV-RN e uma das palestrantes, o segundo dia de atividades teve ênfase nos controles internos de segurança, como boas práticas de fabricação, de procedimentos padrões de higiene operacional e do programa de autocontrole.

“Todas as indústrias registradas junto ao órgão de fiscalização estadual, que é o Idiarn, têm até o final de dezembro para se adequar ao novo modelo, no qual é necessário que a indústria faça o seu autocontrole. Então nós enfatizamos essa parte e a importância do responsável técnico estar ciente de tudo isso para que ele possa responder adequadamente às necessidades da fiscalização e também para que evite problemas enquanto RT”, afirmou.

O curso também será realizado no próximo fim de semana, em formato totalmente presencial, em Caicó, no Seridó potiguar.

O curso foi ministrado pelos médicos-veterinários, Dra. Graziela Paiva, presidente da Comissão de Interiorização, pelo conselheiro Dr. Gerard Vicente, que preside a Comissão Regional de Responsabilidade Técnica; e pelo professor Dr. Josué Moreira, do IFRN.

O vice-presidente do Regional, Dr. Nirley Formiga também participou do evento em Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *