O Brasil comemora o Dia Nacional da Saúde e o Dia Nacional da Vigilância Sanitária em 5 de agosto, em homenagem ao aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz. Nesta data, o CRMV-RN reforça a importância dos profissionais médicos-veterinários para a Saúde Única – conceito que abrange a saúde humana, animal e ambiental.

Na Vigilância Sanitária, junto com outros profissionais da área de saúde, os médicos-veterinários são responsáveis pela regulação, fiscalização e interdição de estabelecimentos que estejam descumprindo as normas sanitárias. Também coletam e analisam substâncias para monitoramento da qualidade de produtos para consumo humano, podendo apreender e inutilizar alimentos, medicamentos e demais produtos que tragam riscos à sociedade.

A médica-veterinária Dra. Ádila Lorena Morais Lima atua como Auditora Fiscal de Vigilância Sanitária do Estado do Rio Grande do Norte há 11 anos, especialmente no setor de alimentos.

“Desenvolvo ações de regulação e inspeção sanitária em indústrias, transporte, comércio e serviços de alimentação (indústrias de beneficiamento de sal, águas envasadas, gelados comestíveis, cozinhas industriais, supermercados, restaurantes, açougues, peixarias, dentre outros), como também ações de educação e capacitação dos fiscais municipais”, explica.

Além disso, ela também trabalha integrada com os demais setores de vigilância em Saúde Epidemiológica, Ambiental e da Saúde do Trabalhador, desenvolvendo ações para minimizar os riscos e melhorar a saúde da população.

A médica-veterinária Dra. Diflávia Santana é outro exemplo de profissional que atua no setor, no Rio Grande do Norte. Ela foi a primeira médica-veterinária concursada para a Vigilância Sanitária do município de Caicó, no Seridó potiguar, em 2010. Desde então, esteve na subcoordenação do setor por 10 anos e atualmente trabalha como auditora.

“A importância da Vigilância Sanitária para a saúde pública é imensurável, pois praticamente tudo que a população usa, desde cosméticos a prestação de serviços, seja de natureza médica ou até mesmo de embelezamento, do alimento ao medicamento, passa pela fiscalização da Vigilância Sanitária”, afirma.

Ela ressalta que a presença do médico-veterinário na vigilância sanitária é fundamental. O profissional possui capacidade técnica para diagnosticar, investigar, prevenir e solucionar riscos inerentes ao consumo de alimentos como também aos danos causados à saúde pública, como no caso das zoonoses. E garante qualidade e segurança alimentar quando fiscaliza e faz cumprir as leis e regulamentos sanitários.

Dra. Ádila Lorena reforça que o médico-veterinário é capacitado para atuar em todas as ações envolvidas na Vigilância Sanitária e age com maior ênfase na área de higienização e sanidade de produtos de origem animal, evitando a propagação de doenças com grande poder de difusão, que podem causar danos à saúde pública.

“Priorizarmos a ação do Médico-Veterinário em áreas com maior afinidade e expertise do profissional, como supermercados, açougues, peixarias, entre outros”, ressalta.

Nessa data, o CRMV-RN homenageia todos os profissionais da Saúde, em especial os colegas médicos-veterinários representados por esta autarquia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *