Manejo, reprodução, atendimento clínico-cirúrgico dos animais, adestramento, biossegurança, inspeção de alimentos, controle de zoonoses, vetores e pragas e gestão ambiental.

Essas são apenas algumas das funções que podem ser desempenhadas pelos médicos-veterinários militares nas unidades de base das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, ou também em grandes eventos e missões de paz.

No 17 de Junho, celebra-se o Dia da Medicina Veterinária Militar e o CRMV-RN homenageia os profissionais que se dedicam à profissão dentro das forças militares.

A data foi escolhida em homenagem ao patrono da Medicina Veterinária Militar – o Tenente-Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão, que nasceu nessa data, filho do Barão de Mataripe, no ano de 1874, em Santo Amaro, Bahia.

Muniz de Aragão prestou inestimáveis serviços à Veterinária Militar, ao Exército e ao país, deixando um legado de vida dedicada à ciência e à carreira das Armas.

Cuidando de heróis

O Tenente-Coronel Médico-Veterinário Raimundo Ferreira da Silva Neto (CRMV/RN 0218) escolheu a carreira na Polícia Militar do Rio Grande do Norte por atrativos como plano de carreira, mas, atualmente, na reserva, fala de uma recompensa maior: a gratidão em cuidar de verdadeiros heróis.

Ele lembra dos cães operacionais, que atuam em busca de drogas, pessoas, patrulhamento, distúrbios, entre outras funções. E também do Regimento de Cavalaria, que atua em várias atividades policiais.

O profissional foi o primeiro médico-veterinário a entrar no quadro de oficiais da PMRN, se tornando fundador do Departamento de Medicina Veterinária, ligado à Diretoria de Saúde da Polícia Militar. “O departamento foi fundado em 2000, quando foi criado o quadro de Oficial Médico Veterinario da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Não existia antes”, ressalta.

Atualmente, de acordo com ele, a PMRN conta com dois médicos-veterinários na ativa: o Tenente-Coronel Orlando Gadelha Simas Procópio e o Major Henrique Larock. Na reserva também está o Major Jorge Motta.

Parabéns a todos os profissionais médicos-veterinários militares do Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *