O último sábado de abril marca o Dia Mundial da Medicina Veterinária – a profissão que cuida da saúde de todo o mundo.

Regulamentada no Brasil pela primeira vez em 1933, a Medicina Veterinária tem múltiplas especialidades, atingindo mais de 80 áreas de atuação, o que torna a profissão uma das principais na Saúde Única – conceito que engloba a Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde Ambiental.

Ao cuidar dos animais e da qualidade e sanidade de alimentos de origem animal, como carne, ovos, leite, mel e seus derivados, os médicos-veterinários também cuidam da saúde dos seres humanos. Os profissionais também estão na saúde pública, na vigilância às zoonoses e nos programas de saúde da família.

Os médicos-veterinários ainda atuam em favor do equilíbrio ambiental e da preservação das espécies, dessa forma, cuidando da saúde dos humanos e animais.

“A Medicina Veterinária tem um importante papel no mundo, inclusive na prevenção de pandemias como a que estamos vivendo, que teria surgido a partir da transmissão de um animal para o homem. Cada vez mais, é preciso reconhecer a importância dos médicos-veterinários não apenas para a saúde dos animais, mas para toda a sociedade”, afirmou o presidente do CRMV-RN, Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *