“Enquanto a gente dividir a saúde humana e a saúde animal, e não vivermos uma saúde única, nós não vamos ter sabedoria suficiente para enfrentar as pandemias”. A fala é da médica-veterinária e conselheira do CRMV-RN, Dra. Romeika Reis Lima, que representou o Regional em uma reportagem da TV e defendeu a vacinação da categoria.

Na reportagem da TV Tropical, afiliada à TV Record em Natal, a profissional ressaltou o papel do médico-veterinário para a saúde única – conceito que abrange a saúde humana, animal e ambiental – e disse que a categoria foi pega de surpresa pela exclusão da prioridade aos profissionais de saúde na vacinação contra a Covid-19 em Natal e outros municípios do Rio Grande do Norte.

“Nos causou estranheza, porque é reconhecido que somos profissionais de saúde, mas não nos é dado o direito de recebermos a vacina e sermos imunizados. O que nos espanta muito é que nós estamos como profissionais do serviço essencial, prestamos serviço de vigilância em saúde, podemos trabalhar, podemos atender ao público, mas não podemos ser imunizados. Será que é porque nós atendemos cachorros e gatos? Mas eles não vêm só. Eles vêm com o tutor, com o responsável, que é quem por eles fala”, afirmou a profissional.

A médica-veterinária ainda alertou para o papel do médico-veterinário na prevenção de zoonoses, que são doenças transmitidas entre animais e humanos.

“Quando a gente atende um cão a gente pode atender um cão com encefalite, infectado com vírus rábico. Esse vírus da Raiva não é erradicado no estado, e em contato facilmente com seu dono, o cão pode transmitir. A Raiva é letal. O nosso papel de vigilância na clínica de pequenos animais é muito importante, mas o serviço do médico-veterinário não para por ai”, pontuou.

Dra. Romeika ainda lembrou ao público que os veterinários são responsáveis técnicos pelos alimentos de origem animal como carnes, ovos leite e seus derivados, garantindo alimentação saudável à população, além de atuar em outras áreas ligadas diretamente à saúde humana. 

Dr. Romeika Reis fala sobre papel do médico-veterinário também na saúde humana

Dr. Romeika Reis fala sobre papel do médico-veterinário também na saúde humana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *