A médica-veterinária e conselheira suplente do CRMV-RN, Dra. Romeika Reis Lima, concedeu entrevista nesta segunda-feira (22) à jornalista Anna Ruth Dantas na Rádio Cidade 94 FM, em Natal, e falou sobre a relação entre os animais domésticos e a Covid-19.

A profissional explicou que, embora os animais domésticos como cães e gatos possam pegar Covid-19, eles não têm um fator de transmissão como os humanos e também não apresentam a doença de forma grave.

“Os animais pegam e se infectam, mas em geral eles fazem uma manifestação clínica muito branda, porque eles não são bons replicadores do vírus. O caminho mais comum para o cão e para o gato é que o vírus venha de um humano infectado em contato com esses animais. Eles podem fazer uma manifestação mais branda e não são bons transmissores”, afirmou.

Dra. Romeika ressaltou que pessoas infectadas também devem evitar contato com os animais domésticos ainda deu dicas para manter distanciamento social e evitar a contaminação, apontando algumas medidas para melhorar a imunidade dos animais. Entre elas, uma boa alimentação, vermifugação, vacinação e controle parasitário.

“Quando a gente evita as doenças mais crônicas como a leishmaniose, como a erliquiose, quando a gente faz essa prevenção estamos melhorando a resposta imunológica para que ele (animal) enfrente os problemas do cotidiano. Mesmo diante do coronavírus, as outras doenças permanecem”, lembrou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *