Trabalho de Zootecnista potiguar é reconhecido nacionalmente

Aos 16 meses e pesando 720 kg, a novilha Elyse Ourofino, da Raça Nelore, foi campeã na categoria Novilha Menor do Expoinel Minas 2021, em Uberaba (MG), neste mês. O destaque em uma das pistas mais concorridas na seleção da raça é um marco para a pecuária potiguar e premia o trabalho do Zootecnista Neider Cavalcante (CRMV-RN 0275/ZP), que atua como gerente de pecuária da fazenda à qual o animal pertence.

Localizada no município de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, a fazenda também tem o título de penta campeã do ranking nordestino na categoria Expositor, sendo campeã em todos os estados nordestinos onde passou.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalhando na área de melhoramento genético com especialização de julgamento de animais há mais de 8 anos, Neider já prestou consultoria em outras fazendas no Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Para o profissional, o resultado mostra a qualidade e genética da produção potiguar mesmo em condições desfavoráveis, evidenciando ainda mais a importância da presença de um zootecnista nas propriedades. A produção da raça Sindi também já demonstra resultados, com um campeão nacional em 2017.

“ A zootecnia é base fundamental para gerir todos os meus desafios diários: manejo adequado, alimentação direcionada e balanceada para cada animal, bem-estar animal, índices reprodutivos e custos financeiros. O agronegócio no estado do Rio Grande do Norte vem crescendo muito. Com isso, a profissão de Zootecnia vem ganhando espaço cada vez mais, sendo hoje para as empresas um cargo indispensável para uma boa saúde financeira das propriedades rurais”, ressaltou.