A Comissão Regional de Saúde Pública do CRMV-RN realizou nesta segunda-feira (8) sua primeira reunião de 2021. No encontro em formato virtual, o grupo discutiu as atividades que serão realizadas ao longo do ano, bem como realizou escalonamento de prioridades.

De acordo com o presidente do grupo, o Dr. Ciro Fagundes, um dos temas discutidos foi a necessidade de institucionalização das diretrizes da comissão, a ser discutida com o Plenário do Regional, a fim de que os trabalhos iniciados tenham maior continuidade.

“Nós estamos na incumbência de fazer um processo que seja duradouro e contínuo na comissão. Por exemplo, institucionalizar as diretrizes da comissão. Esse é o primeiro passo para que fique um serviço contínuo e não seja personificado em relação aos membros”, destaca.

Além de atender às demandas do plenário por assessoramento e propostas de regulamentações, por exemplo, o grupo deseja trabalhar ativamente no desenvolvimento de ideias e ações que reforcem a presença da Medicina Veterinária na Saúde Única – conceito que engloba saúde animal, humana e ambiental.

Uma das propostas, por exemplo, é a elaboração de manuais, como o de vigilância epizoótica e epidemiológica, além de interações com associações e entidades veterinárias, com objetivo de orientar os profissionais.

“Os nossos colegas precisam entender qual é o papel deles na Saúde Única, porque fica muito distante esse entendimento. Eles não acham que fazem, mas o processo de saúde única é cotidiano a eles também”, destacou Dr. Ciro.

Também participaram do encontro, Dra. Dalila Gurgel e Dr. Flávio Coutinho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *