O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) realizou sua última sessão plenária de 2020 nesta quarta-feira (9) e elegeu a primeira mulher Tesoureira na história da autarquia. A médica-veterinária Dra. Valéria Veras de Paula vai assumir o cargo na diretoria em substituição ao Dr. Wirton Peixoto Costa, que foi eleito conselheiro suplente para a próxima gestão do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

“Agradecemos imensamente a contribuição do Dr. Wirton Peixoto Costa e desejamos que ele continue contribuindo com nossa gestão, como sempre fez. Ao mesmo tempo, saudamos nossa nova Tesoureira, Dra. Valéria Veras, que também assume essa importante e desafiadora missão”, afirmou o presidente do Regional, Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior.

A Dra. Valéria Veras de Paula é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e já estava atuando no Regional como conselheira suplente. Após o resultado da votação, que é feita de modo secreto, com preenchimento de cédulas, a nova Tesoureira foi saudada pelos colegas, que desejaram sucesso no cargo.

“Será um desafio enorme substituir o Dr. Wirton, depois de sua gestão no CRMV-RN, do seu tempo de experiência. Espero poder contribuir e participar dessa gestão mais ativamente, em prol da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, afirmou.

Também homenageado pelos colegas, o Dr. Wirton Peixoto Costa agradeceu pelos três anos e meio que passou na autarquia, primeiro como Presidente e depois como Tesoureiro.

“Se formos falar de legado, o que deixamos não foi construído por mim, mas por cada membro do CRMV, por cada funcionário que passou aqui. O verdadeiro legado são as amizades construídas com os colegas. Que o conselho continue sempre andando, renovando, em defesa da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, disse.

Ainda durante a sessão, os conselheiros aprovaram a criação da Comissão de Admissibilidade de Processos Ético-Profissionais, conforme previsto pelo novo Código de Processo Ético-Profissional do Sistema CFMV/CRMVs, e o calendário das sessões plenárias de 2021, entre outras deliberações administrativas.