Representantes de duas cooperativas de queijeiras participaram de uma reunião com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), na manhã desta segunda-feira (30), em Natal, para discutir a regularização dos estabelecimentos de produção de origem animal junto à autarquia. 

O encontro entre o Regional e os representantes da Coafs e da Capesa continuou um diálogo aberto ainda em 2019, com o objetivo de cessar as infrações e as consequentes multas por falta de registro e de anotações de responsabilidade técnica no Regional. 

As queijeiras reconhecem a necessidade de regularização e que o trabalho de fiscalização do CRMV-RN está correto, no entanto, alegam dificuldade dos pequenos produtores de arcar com os custos. Pela lei, estabelecimentos deste tipo precisam ser registrados no Regional e contar com um profissional médico-veterinário como Responsável Técnico, para garantir a qualidade e a sanidade do produto que chega ao consumidor. 

Junto com os produtores, o conselho definiu a criação de um grupo de trabalho envolvendo representantes das queijeiras, do CRMV, profissionais médicos-veterinários e órgãos estaduais para buscar uma solução para a situação das queijeiras, como a possibilidade de um profissional médico-veterinário ser RT de um conjunto de pequenas queijeiras.

“São mais de 300 queijeiras na região Seridó potiguar. Esse grupo representa 39 queijeiras que estão em processo de regularização. O grupo de trabalho vai fazer um acompanhamento para analisarmos como adequar o trabalho dos Responsáveis Técnicos a essa realidade”, pontuou o presidente do CRMV, Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior. 

O grupo definiu que vai abrir diálogo com demais órgãos como Idiarn e Sebrae, em busca de uma solução que atenda às normas técnicas e legais, bem como aos produtores. 

Dentro ainda da Semana de Conciliação do CRMV-RN, foi firmado um acordo para suspensão de uma multa à Capesa, pelo prazo de 60 dias, enquanto o tema é discutido pelo grupo de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *