A equipe do CRMV-RN fiscalizou uma vaquejada realizada neste fim de semana no Parque São José, em Macaíba, na região metropolitana de Natal. O evento estava regularizado e contava com a presença de profissional Responsável Técnico, para responder pela sanidade e bem-estar dos animais. 

Ao todo, o Regional registrou cinco eventos do tipo entre a sexta e o domingo, em diferentes municípios do Rio Grande do Norte. Além de Macaíba, as vaquejadas aconteceram em Monte Alegre, Cerro Corá, São Rafael e Jardim de Angicos.

No fim de semana anterior, após a autorização do governo do estado para a retomada dos eventos durante a pandemia do novo coronavírus, a primeira vaquejada registrada aconteceu em Mossoró. Por enquanto, os eventos não estão abertos ao público. 

O CRMV-RN ressalta que os eventos agropecuários precisam registrar Anotação de Responsabilidade Técnica na autarquia federal e contratar um ou mais profissionais que atuem durante todo o período de evento. É preciso que o Responsável Técnico esteja presente, acompanhando as atividades.

O RT deve indicar os profissionais que atuarão sob sua liderança. Ele responde pela sanidade e bem-estar dos animais do ponto de vista técnico, administrativo e até juridicamente, podendo ter implicações penais. 

Eventos ilegais, sem presença de ART, são notificados e multados. Ao constatar irregularidades, a fiscalização do CRMV-RN também realiza denúncias às autoridades cabíveis, como Ministério Público e Polícia Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *