A pandemia de Covid-19 está mudando nossas vidas tanto no âmbito pessoal quanto profissional, mas isso não é novidade: outras pandemias que assolaram a humanidade trouxeram a necessidade de adaptação. Esse foi o tema de abertura do webinar A Medicina Veterinária no Pós-Pandemia, realizado nesta terça-feira (28), via plataforma online, para mais de 150 participantes. Hoje, a partir das 19h, você pode acompanhar o segundo dia de palestras com os médicos-veterinários Ana Lúcia e Nélio Morais, para discutir a segurança alimentar e a saúde pública.

Logo de início Valéria dá a resposta para os problemas vivemos na atualidade: o futuro é dos profissionais de Saúde Única nas mais diversas especialidades. Apesar de “One Health” ser um conceito novo, registros históricos do século 17 já apontavam que o meio ambiente era fator primordial na disseminação de doenças para humanos e animais. Isso porque o ser humano sempre se colocou no topo da cadeia que envolve o planeta Terra, constituída também de fauna e flora. “O ser humano manipulou o planeta de maneira única. Chegou a hora de entender que ele faz parte deste mundo e não que está no topo. Ele é, na verdade, o ponto mais frágil”, alertou, ressaltando que as pandemias e os desastres naturais ocorrem justamente por esta intervenção desmedida do homem.

E não é só a Covid-19 que preocupa. Enfrentamos atualmente uma pandemia de HIV que dura 40 anos e de cólera há mais de 60; sem uma mudança de hábitos, outras poderão vir nos próximos anos. Para ela, “ambientes com pessoas estressadas e sem equilíbrio nos deixam vulneráveis a doenças já conhecidas. Considero que doenças virais por vetores são as mais fáceis de acontecerem no nosso contexto, como a febre amarela. Mas não descartaria a tuberculose, por exemplo. A evolução dos diagnósticos e do sanitarismo não consegue acompanhar a evolução dos microrganismos”.

Períodos como este que estamos vivendo, no entanto, também trazem aprendizados e oportunidades. É um momento importante de revolução científica e cultural, de evidenciar a saúde pública e de se aproveitar da migração da comunicação de modo geral para o meio digital para disseminar a informação. “O isolamento não é novidade. A humanidade já passou por períodos de quarentena antes nos quais grandes cientistas e artistas produziram obras importantes”, finalizou.

Mercado Pet

O médico-veterinário Sérgio Lobato foi o encarregado de encerrar a noite no primeiro dia do webinar. Com a responsabilidade de abordar os desafios e mudanças do mercado pet após a pandemia, foi enfático ao dizer que é tempo de adaptação de profissionais e empresários.

“Não se pode ser refratário ao conceito de biossegurança na medicina veterinária. É preciso criar protocolos de segurança para os procedimentos nas suas instalações e oferecer isso como um diferencial”, explicou.

Há 20 anos trabalhando com gestão técnica em empresas do ramo, Lobato relembra a preocupação com a retração da economia nos primeiros meses da pandemia; porém, a realidade mostrou um cenário diferente do esperado. Lobato afirmou que a partir do 3º mês houve um aumento de procedimentos eletivos como consultas, exames e cirurgias. Os dados trouxeram então um questionamento: “onde erramos em nossa comunicação que o tutor precisou ficar em casa para lembrar de levar o pet ao médico-veterinário?”.

Para ele, é tudo questão de planejamento e adaptação. É preciso pensar à frente, investir nas plataformas de comércio online e criar novas experiências para os clientes. “Todos estamos vivendo um momento emocional difícil, então se aproxima do cliente, manda um vídeo, uma mensagem. Lembra ele que você está à disposição quando ele precisar”, ressaltou. Um simples gesto deixará seu nome e sua empresa marcados para aquela pessoa.

Utilizar as mídias sociais para esclarecer temas relacionados à pandemia também é importante. Um profissional capacitado e que saiba se expressar de modo claro é uma fonte de confiança para aquele cliente que coloca a vida do pet em suas mãos. E nada de compartilhar link de matéria pronta, alerta Lobato. O que vale aqui, além da informação, é o toque pessoal e original que somente você pode dar.

Para finalizar, ele deixou algumas dicas preciosas para você investir seu tempo neste período: realize um checkup completo da empresa; treine sua equipe; faça o controle de estoque; confira se os processos operacionais estão de acordo com o esperado; preocupe-se com a saúde financeira da sua empresa, faça um planejamento; e, principalmente, não tenha medo de mudar.

Webinar

O Webinar a Medicina Veterinária Pós-Pandemia é uma realização dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária dos Estados da Bahia (CRMV-BA), do Ceará (CRMV-CE), de Minas Gerais (CRMV-MG), do Pará (CRMV-PA), do Paraná (CRMV-PR), do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e do Rio Grande do Norte (CRMV-RN).

Inscreva-se para o segundo dia de palestras: https://bit.ly/3iUkojR