Quais são os primeiros passos para desenvolver a carreira profissional ao sair da graduação? Como conseguir um emprego, ganhar e gerir dinheiro? Como ter produtividade? Essas são algumas das principais perguntas que a maioria dos médicos-veterinários têm ao terminar o curso de Medicina Veterinária, mas não são respondidas pelas universidades, segundo a médica-veterinária e professora Anaemília Diniz.

De acordo com ela, embora formem profissionais altamente preparados técnica e cientificamente, as universidades falharam, ao longo do tempo, na formação de outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento profissional, como networking, gestão financeira, gestão do tempo, entre outros. 

“Eu tinha alunos que tinham muito conhecimento técnico, mas que não conseguiram desenvolver uma boa carreira ao deixar a graduação. A maioria das conquistas profissionais que você terá ao longo da carreira será devido às pessoas que você conhece e ao relacionamento que você tem com elas, não às notas na faculdade. É preciso aprender a se relacionar”, exemplifica. 

Nascida em Natal e formada pela Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), a profissional é professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e leciona disciplinas relacionadas ao desenvolvimento profissional, o que não é comum nas grades dos cursos de Medicina Veterinária. 

O trabalho na área resultou na publicação de um livro que será lançado nesta segunda-feira (22) durante o congresso virtual da Anclivepa. O título: “Medicina Veterinária de Sucesso – O que você precisa saber e não aprende na graduação para ser bem sucedido na profissão”.

Ao longo dos capítulos, segundo Anaemília explica, os interessados poderão descobrir ferramentas para escalar rumo ao sucesso, com a construção de um plano de ação da carreira. 

“Em cada capítulo, temos histórias de sucesso de médicos-veterinários, profissionais que pensaram em desistir mais de uma vez, mas que conseguiram alcançar seus objetivos, além de depoimentos de estudantes que passaram pela nossa disciplina”, relata. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *