Médicos-veterinários agora podem se cadastrar pela internet para aplicar vacina contra brucelose
Os médicos veterinários da iniciativa privada no Rio Grande do Norte já podem solicitar seu cadastramento no portal do Governo Federal para aplicar vacina contra a brucelose. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atualmente, o cadastro é realizado pelo médico-veterinário junto ao Serviço Veterinário Estadual, de forma presencial, sendo obrigatório que o profissional esteja inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Agora, após seguir o passo a passo para realização do cadastramento, o médico-veterinário poderá acompanhar o andamento pela plataforma digital e, assim que deferido, o certificado de cadastramento ficará disponível para impressão. É necessário apresentar a certidão negativa do CRMV-RN.
Além do cadastramento, é possível solicitar a atualização cadastral e o descadastramento. O objetivo é agilizar e tornar mais prático o procedimento de cadastro dos profissionais. “A brucelose é uma zoonose e, para o seu controle nos rebanhos, é utilizada uma vacina que traz risco de infecção ao manipulador. Por esta razão, a vacinação deve ser realizada por médico-veterinário ou por auxiliares que tenham sido por ele capacitados e, por isso, o Mapa exige o cadastramento destes profissionais junto ao serviço veterinário oficial”, explica a chefe da Divisão de Sanidade dos Ruminantes, Ellen Laurindo.
Cabe ressaltar que apenas os estados que não têm um sistema informatizado para a realização deste serviço é que utilizarão a plataforma digital do governo, como é o caso do Rio Grande do Norte.
Com informações do MAPA