Em novo decreto publicado nesta quinta-feira (9), o Governo do Rio Grande do Norte manteve os serviços de cuidados com animais domésticos e em cativeiro entre as atividades essenciais, que podem continuar a funcionar mesmo durante as medidas de isolamento social por causa do novo coronavírus – causador da Covid-19.

Dessa forma, as clínicas veterinárias e estabelecimentos de venda de alimentos para animais, como pet-shops, podem continuar abertos, conforme recomendação apresentada pelo CRMV-RN ao governo do estado em março deste ano, logo no início da crise provocada pela pandemia global.

No entendimento da assessoria jurídica do Regional, o decreto do estado também não proibiu os serviços de produção animal, o que também engloba o trabalho dos profissionais zootecnistas.

Memória

Em março, o CRMV-RN enviou um ofício aos órgãos públicos do estado para esclarecer a importância do serviço veterinário e orientou quanto à necessidade de manutenção do funcionamento dos estabelecimentos de saúde animal, bem como daqueles destinados ao comércio de produtos para alimentação animal.

“É notório que o fechamento de estabelecimentos médicos-veterinários, deve agravar a situação da saúde pública. Poderemos ter um aumento na proliferação de doenças como leishmaniose, leptospirose, esporotricose, entre outras, sobrecarregando os serviços de saúde, que neste momento não precisam de mais demanda”, alertou o presidente do CRMV-RN, Wirton Peixoto Costa, na ocasião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *