Após recomendações enviadas pelo CRMV-RN em março, o Governo do Rio Grande do Norte reconheceu os estabelecimentos de saúde animal como serviços essenciais. Com isso, eles podem continuar funcionando durante a vigência das medidas de isolamento social recomendadas em razão da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. O reconhecimento foi registrado no último decreto estadual sobre o assunto, publicado na quinta-feira (2).

A suspensão de funcionamento de estabelecimento, determinada pelo Decreto 29.583, de 1º de abril, não se aplica a alguns tipos de serviços e atividades, “desde que observadas as recomendações da autoridade sanitária”. Entre eles, segundo o Artigo 13, estão os estabelecimentos de saúde animal bem como os serviços de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e animais.

Em março, o CRMV-RN enviou um ofício aos órgãos públicos do estado para esclarecer a importância do serviço veterinário e orientou quanto à necessidade de manutenção do funcionamento dos estabelecimentos de saúde animal, bem como daqueles destinados ao comércio de produtos para alimentação animal.

“É notório que o fechamento de estabelecimentos médicos-veterinários, deve agravar a situação da saúde pública. Poderemos ter um aumento na proliferação de doenças como leishmaniose, leptospirose, esporotricose, entre outras, sobrecarregando os serviços de saúde, que neste momento não precisam de mais demanda”, alertou o presidente do CRMV-RN, Wirton Peixoto Costa, na ocasião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *