O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) realizou em Lajes, na sexta (31) e no sábado (1°), o curso técnico em beneficiamento de produtos lácteos artesanais. Além de assistir a palestras, os 16 participantes, profissionais e produtores, também foram envolvidos em atividades práticas de fabricação e degustação de produtos.

O curso foi ministrado pelo médico-veterinário Josué Oliveira (CRMV RN 0248 VP), que é professor do IFRN de Ipanguaçu, e pelo zootecnista Miguel Angello (CRMV RN 0187 Z).

Enquanto Miguel Angello focou na qualidade da produção do leite com consequência na fabricação dos seus derivados, Josué Oliveira apresentou tecnologias de produção do queijo, com aulas voltadas principalmente para tipos regionais, tais como o coalho. Os participantes ainda puderam aprender variedades de queijos temperados.

O evento gratuito aconteceu na sede da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão Cabugi (Acosc) e na unidade de beneficiamento de um produtor local. As atividades também foram apoiadas pela Secretaria de Agricultura de Lajes e pelo sindicato dos produtores rurais do município.