O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) recebeu, nesta sexta-feira (1º) a visita do diretor-geral e do diretor de fiscalização do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Idiarn), dr. Mário Manso e dr. Renato Maia. Na reunião, os representantes das duas instituições discutiram sobre ações conjuntas de fiscalização e sobre denúncias de irregularidades.

Os profissionais foram recebidos pelo presidente do Regional, dr. Wirton Peixoto Costa, pelo secretário-geral, dr. Filipe Guedes, e pelo tesoureiro da autarquia, dr. Josimar Torres.

Após o encontro, Mário Manso considerou que a o momento foi importante para retomada do diálogo e alinhamento das ações dos dois órgãos fiscalizadores.

“O Idiarn é o órgão de serviço veterinário oficial do estado e é importante estar em parceria com o Conselho de Medicina Veterinária. A gente já teve outras três ou quatro reuniões, e hoje foi um momento para alinhar ainda mais, de combinar agendas em conjunto, entrega de relatórios nossos para o conselho e do conselho para a gente, para que a gente possa avançar com as fiscalizações. E isso tudo, sem sombra de dúvida, é para que a sociedade tenha o melhor controle em relação a produtos de origem animal – em relação à saúde pública como um todo”, ressaltou.

Dr. Wirton Peixoto Costa ressaltou a importância da integração entre a autarquia federal e o órgão estadual, com desenvolvimento de ações conjuntas, inclusive cursos e fóruns.

“Nós já vínhamos conversando a respeito de uma integração maior entre os dois órgãos de fiscalização. Tínhamos entregado relatórios para o Idiarn e hoje eles nos entregaram listas de estabelecimentos e relatórios de fiscalização de vaquejadas e eventos agropecuários.  Nós agradecemos a parceria e vamos, a partir de agora, trabalhar junto também com o Ministério da Agricultura. Um dos objetivos é que o estado entre na área livre de aftosa sem vacinação. Para isso, vamos realizar também uma série de fóruns pelo estado”, adiantou.