Maior evento agropecuário do Rio Grande do Norte, a Festa do Boi abriu sua 57ª edição no último sábado (12) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. A expectativa é de que a feira atraia 350 mil pessoas e movimente R$ 60 milhões até o próximo  dia 19. O dr. José Arimateia da Silva, vice-presidente do CRMV-RN, esteve presente à abertura da edição. 

Organizadora da festa, a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc) registrou um médico-veterinário como responsável técnico pelo evento no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN).

O responsável técnico é o profissional habilitado para garantir a sanidade e o bem-estar dos animais (nutricional, comportamento natural, liberdade de dor e doença, de desconforto, de medo e estresse) durante a realização do evento. O trabalho dele evita, por exemplo, transmissão de doenças entre os animais, ou até de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e humanos), além de um atendimento imediato em uma situação de emergência dentro do evento. 

“O trabalho do responsável técnico não se inicia no dia que começa o evento. Na verdade, é o RT quem planeja antecipadamente questões de bem-estar e de sanidade. Ele determina como irá compor-se sua equipe de trabalho, além de responder civil, penal e criminalmente pelas questões de sanidade animal e de produtos de origem animal”, explica o presidente do CRMV-RN, dr. Wirton Peixoto Costa.

“Na lei 5.517/1968 está escrito que todo evento agropecuário precisa ter a direção técnico-sanitária de um Médico Veterinário, que responda perante o conselho e toda a sociedade por qualquer coisa que aconteça. Isso traz mais garantias para o produtor que leva seu animal para a exposição, para os visitantes e para os organizadores”, complementa. 

Inspeção

Na entrada do evento, o trabalho de recepção dos animais é realizado pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), o órgão oficial de inspeção do estado, que conta com médicos-veterinários no seu quadro. Eles realizam o primeiro processo de verificação da saúde dos animais, antes da abertura, e também ao fim do evento.

Os fiscais agropecuários são responsáveis pela inspeção de toda a documentação dos animais que entram no Parque, como a Guia de Trânsito de Animal – GTA e os atestados de vacinação, o que facilita as atividades desempenhadas pelo RT. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *