Narrativas em texto e vídeo contadas por profissionais, empregadores e clientes darão o tom da campanha do Dia do Médico-Veterinário 2019 do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs). Com o tema “Histórias que transformam vidas”, o dia 9 de setembro será celebrado ao longo de todo o mês, mostrando a importância desses profissionais para toda a sociedade.

A ação vai apresentar relatos de profissionais dos quatro cantos do país que são exemplos de dedicação e amor. Os formatos apresentados são variados: mídias off-line (outdoor, busdoor, jornal e revista) e on-line (vídeos, matérias para sites e posts em redes sociais). O público está sendo convidado a participar também, enviando vídeos para serem publicados em nossas redes sociais contando experiências positivas com médicos-veterinários em suas vidas.

Ao longo de 50 anos de regulamentação da profissão, médicos-veterinários trabalham para manter a vida e o equilíbrio do planeta. Eles cuidam da saúde animal, humana e do meio ambiente, concentrados na chamada Saúde Única. A profissão também contribui para o desenvolvimento econômico e social do país e tem atuação em mais de 80 áreas.

Toda a campanha foi pensada como forma de valorizar a profissão e também de agradecer aos mais de 130 mil profissionais atuantes no país. Com a narrativa, é possível entender um pouco de trabalho de médicos-veterinários que se dedicam a salvar vidas em áreas como mercado pet, animais selvagens, medicamentos, produção, inspeção de produtos de origem animal, sanidade, gestão e muito mais.

O Sistema CFMV/CRMVs quer enfatizar a valorização dos profissionais, além de trabalhar pela qualidade dos cursos de graduação de Medicina Veterinária de todo o país e da profissão, em geral. O Sistema atua para integrar as diferentes áreas envolvidas na Saúde Única, com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na saúde pública, além de informar sobre a importância de se preocupar com o tema.

Faça parte da campanha

Você tem uma história com algum médico-veterinário? Compartilha com a gente! Queremos mostrar a todos a importância desse profissional e você pode nos ajudar. Grave um vídeo (pode ser pelo celular, na horizontal, ou seja, câmera deitada) com duração máxima de um minuto, contando a sua história. Poste de forma aberta (pública) nas redes sociais, usando #MVnaMinhaVida. É uma oportunidade de agradecer ao profissional e mostrar a todos o quanto a presença dos médicos-veterinários é ampla e relevante na vida das pessoas.

No portal CFMV é possível também baixar as peças publicitárias da campanha para divulgação. Empresas, profissionais e todos os cidadãos podem participar e divulgar a campanha junto com o Sistema CFMV/CRMVs.

Acompanhe a ação

Além de participar do Dia do Médico-Veterinário com postagem de vídeo e divulgação de peças, todos poderão conhecer cases de profissionais de sucesso nos seguintes meios: na edição nº 81 da Revista CFMV, no Portal CFMV, em posts nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, além de vídeos no nosso canal do YouTube.

Em todo o país, os conselhos regionais divulgarão as peças publicitárias, seja em outdoors e busdoors pelas ruas e avenidas, seja por meio de anúncios em revistas e jornais locais. A ação convida todos a embarcar em histórias que impactam e transformam vidas humanas e animais.

O trabalho do médico-veterinário

O trabalho dos médicos-veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários (saneantes destinados ao uso domiciliar); realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros.

No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Isso significa que, desde então, os médicos-veterinários têm a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

É o médico-veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. A Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.