Estudante de Medicina Veterinária representa RN na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília
Aluna do curso de Medicina Veterinária (9º período) na Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), Letícia Cely Vieira de Medeiros, é delegada potiguar na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que começou no domingo (4) e segue até a quarta-feira (7) em Brasília.
Letícia Cely representa e defende o papel do médico veterinário na saúde única/pública, como também representa a força do movimento estudantil e dos jovens usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar do evento, ela passou por duas seletivas: a etapa municipal, em abril, e a estadual, em junho, até se eleger, como delegada da 16ª Conferência Nacional de Saúde, representando o município de Mossoró e o Estado do Rio Grande do Norte.
O evento reúne cerca de 5 mil participantes de todo o Brasil, para deliberarem ações e políticas que visam a melhoria do SUS. Nesta edição, a Conferência Nacional de Saúde tem como tema: “Democracia e Saúde”. O objetivo é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS.
As Conferências de Saúde acontecem a cada quatro anos, reunindo profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS para traçarem as diretrizes e ações que deverão ser desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, estados e municípios.
Ao fim da 16ª Conferência, será elaborado um relatório final que dará subsídios para o Plano Plurianual (2020-2023) e para o Plano Nacional de Saúde.
A estudante potiguar está articulada com os colegas médicos veterinários de todo país e com o Sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária para debater estratégias e ações que defendam os interesses da Medicina Veterinária durante a Conferência e possa contribuir para a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.