Estão abertas as inscrições para o curso de Responsabilidade Técnica e palestra sobre Comunicação Clínica, que serão oferecidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) no próximo dia 25 de julho, em Natal. Os profissionais interessados podem se cadastrar gratuitamente através do site da autarquia (veja aqui)

Além de profissionais, podem participar estudantes do último semestre de curso – basta, ao invés de informar o registro no CRMV a palavra “estudante”, no formulário.

A realização do curso de RT é uma iniciativa da Comissão Regional de Fiscalização e Responsabilidade Técnica em parceria com a Comissão Regional de Educação Veterinária e atende à Resolução 12/2019 do CRMV-RN, que estabelece critérios para que os profissionais possam atuar como responsáveis técnicos. Entre as exigências para exercer a atividade, é preciso apresentar certificado do curso.

A palestrante será dra. Maíra Lima, que é medica veterinária e professora. De acordo com ela, a comunicação efetiva deve ser uma competência necessária a todo Médico Veterinário, pois os consumidores estão valorizando cada vez mais a forma que os profissionais se comunicam.

“Nós, veterinários, devemos estar conscientes da importância da boa comunicação e buscar aperfeiçoá-la continuamente. A qualidade dessa comunicação aumenta a adesão ao tratamento, melhora o prognóstico, aumenta a satisfação e diminui denúncias e processos contra profissionais da área”, considera a profissional.

Ainda de acordo com ela, as habilidades empáticas vêm ajudando a melhorar a comunicação entre as partes envolvidas. O primeiro passo, explica, é reconhecer a necessidade de mudança. “Para isso, deve-se fazer um esforço para determinar atitudes consideradas não adequadas, para que se busque alterá-las”, pondera.

Dra. Maíra Lima é médica veterinária, mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) e doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Realiza pesquisas na área de Farmacologia e toxicologia Vetérinária e atualmente é docente titular do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), nas disciplinas que envolvem Fisiologia, Farmacologia e Fisioterapia Animal e Comunicação Clínica na Medicina Veterinária.