São Paulo recebeu o 14º Congresso Brasileiro de Dor – CBDor, durante o período de 19 a 22 de Junho. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) no Centro de Convenções Frei Caneca, localizado dentro do Shopping que leva o mesmo nome.

Convidados internacionais, nacionais e locais estiveram presentes no congresso, que já faz parte do calendário bianual dos profissionais que buscam atualizar seus conhecimentos sobre o tema da dor. Entre os palestrantes, estava a professora da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) e médica-veterinária Valéria Veras de Paula (CRMV-RN 0171VP). 

A SBED conta em seu departamento científico com alguns comitês e um deles é o que trata da dor em Medicina Veterinária. Desde o congresso de 2017, sediado em Natal, o Congresso conta com uma sessão em Medicina Veterinária. Na 14º edição do evento, Valéria Veras, que também é presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-RN, falou sobre Analgesia em Aves.

“Desde 2016 a SBED reconhece a dor nos animais. Esse é um passo interessante para a Medicina Veterinária, até porque a  medicina utiliza animais para testar novos tratamentos e seria incoerente não reconhecer que eles sentem dor. Então, desde esse reconhecimento, sempre temos um dia todo do congresso dedicado a falar sobre isso”, explicou a professora.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *