Pelo menos dois zootecnistas potiguares participaram como palestrantes do 23º Seminário Nordestino de Pecuária – PECNordeste, que aconteceu no último fim de semana no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará. Na oportunidades, os profissionais orientaram os participantes do evento sobre nutrição de bovinos e equinos.

“Apresentei uma palestra sobre a suplementação mineral
estratégica para bovinos na seca, mostrando quais ações alternativas
nutricionais o criador tem para minimizar o déficit nutricional que esse
período de estiagem impõe aos animais”, explica o zootecnista Geraldo Aguiar.

O palestrante ainda reforçou a necessidade cada vez maior do empreendedor planejar sua
atividade para aproveitar os momentos em que há excesso de alimentos, bem como
evitar maiores prejuízos nos períodos com menor chuva.

Já o zootecnista Eduardo Santos falou sobre o uso de pré-secado para equinos. “É um volumoso entre o feno e a silagem”, explica o profissional. “Explicamos suas vantagens e desvantagens. Ele tem um valor
nutricional grande, mas é preciso ter cuidado com o mofo. É um bom alimento para ser produzido no inverno e que pode ser armazenado para o período seco”, ressaltou.

O Seminário Nordestino de Pecuária – PECNordeste é um grande evento do agronegócio promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae – e pelos Sindicatos dos Produtores Rurais.

Em sua vigésima segunda edição, o evento teve como tema central Tecnologia e inovação para uma pecuária competitiva. O evento ocorreu dos dias 13 a 15 no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Oeste, em Fortaleza.

O PECNordeste conta com programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, cursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural.

Além da programação técnica, o evento teve uma área de 3 mil m² para exposição, onde foram realizados a XXIII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários além da realização da Exposição de animais, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais, apoiando o setor produtivo na realização de investimentos, na comercialização de produtos, na apresentação de serviços e incentivando às atividades não agrícolas no meio rural.