O Pleno do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) fez sua reunião do mês de junho na sexta-feira (14). Seguindo a pauta, diretoria e conselheiros julgaram ações, discutiram sobre o calendário do segundo semestre de 2019 e fizeram encaminhamentos sobre as atividades de fiscalização e divulgação das ações do Regional.

Também foi deliberada a necessidade de discutir com o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Sape) e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), a atuação dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas em feiras, vaquejadas e exposições.

Segundo o presidente do CRMV-RN, dr. Wirton Peixoto Costa, o objetivo da autarquia é ampliar o conhecimento da sociedade sobre a importância de se exigir a responsabilidade técnica em estabelecimentos que lidam com a produção e eventos. 

“Nós vamos reunir as comissões regionais, que vão propor argumentos para mostrar a importância de contratar médicos-veterinários e zootecnistas nos abatedouros, nos programas de saúde da família, nas exposições e até supermercados. Ou seja, mostrar à sociedade a importância de se exigir médico-veterinário e zootecnista como os profissionais que vão organizar a cadeia produtiva e a sanidade dos alimentos de origem animal”, afirmou. 

Após a reunião plenária, que aconteceu na sede da Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Rio Grande do Norte (Anclivepa), ainda houve um encontro dos presidentes de comissões do regional. 

Além de debates sobre as atividades dos grupos, o encontro contou com apresentação da médica veterinária Josy Pontes, conselheira suplente do Regional, com relatório sobre um evento realizado pela UFRN, com coordenação dela.  A ação contou com apoio do CRMV-RN. 

“Com essa reunião agora, nós fizemos a integração de todas as comissões. A partir de agora nós vamos ter um trabalho mais efetivo para levar ao médico-veterinário e ao zootecnista o nosso Conselho, de forma mais presente e atuante”, afirmou o conselheiro efetivo do Regional, dr. Faviano Moreira, que preside a Comissão de Educação em Medicina Veterinária. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *