A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começa amanhã (1º) na maioria dos estados brasileiros, entre eles o Rio Grande do Norte. Neste ano, a dosagem da vacina aplicada foi reduzida, passando de 5ml para 2ml, conforme determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em algumas regiões do país, as imunizações já estão sendo feitas. 

Todo o rebanho deve ser vacinado. Em uma nova etapa prevista para novembro, estão previstas as vacinações para os animais com menos de 24 meses de idade. Confira o calendário aqui.

Os cuidados com a vacina se mantém: devem ser adquiridas somente em estabelecimentos registrados e preservadas em temperatura entre 2°C e 8°C, além de serem transportadas em caixas térmicas e mantidas em gelo e no recipiente até o momento de aplicação.

Presidente da Comissão de Agronegócio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), o médico veterinário Vicente Toscano, lembra que o produtor deve entregar uma declaração de vacinação do rebanho, junto com a nota fiscal das vacinas, aos órgãos fiscalizadores do governo.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu em 2018 o Brasil como livre da febre aftosa por meio da vacinação e o MAPA pretende retirar totalmente até 2023. Até o momento, Santa Catarina é o único estado totalmente livre da doença e isento da vacina, no entanto, pelo cronograma do MAPA, pecuaristas do Acre, Rondônia, Paraná e alguns municípios de Amazonas e Mato Grosso vão imunizar os animais pela última vez a partir do segundo semestre.

Foto: Fernando Dias/Seapdr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *