O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte abriu esta semana o calendário de atividades voltadas para os médicos veterinários e zootecnistas do estado com o Seminário de Responsabilidade Técnica em Pet Shop e Clínica de Pequenos. O curso ministrado pelo médico veterinário, Dr. Sérgio Lobato, aconteceu em Mossoró e Natal e contou com a participação de diversos profissionais da área.

Em Mossoró, o evento foi aberto pelo presidente do CRMV-RN, Dr. Wirton Costa, na última quarta-feira (13), e aconteceu no auditório da biblioteca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

“O novo CRMV-RN tem agora esta cara. Ao longo de 2019 serão vários cursos de educação continuada em Natal e em várias cidades do interior”, adiantou o presidente do CRMV-RN.

Ele destacou ainda que o intuito do Conselho será muito mais de educar e mostrar aos profissionais médicos veterinários e zootecnistas que eles devem ter a responsabilidade de fazer o certo. “Assim toda a sociedade vai entender e valorizar nossa função profissional”, disse.

Em Natal, o Seminário aconteceu no Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências da UFRN. Na capital, foram dois dias de intenso aprendizado e troca de conhecimentos. “Tivemos em Natal e Mossoró um público extremamente participante, o que me deixou feliz”, adiantou Dr. Sérgio.

O curso tratou de temas como a introdução à Responsabilidade Técnica, os formatos de negócios veterinários e fundamentos de marketing aplicados à Responsabilidade Técnica, e discutiu a  a legislação aplicada, rotinas funcionais e acessórias do RT e noções de biossegurança.

“A grande proposta foi mostrar a Responsabilidade Técnica como ferramenta de gestão de clínica e pet shop, não apenas como uma obrigatoriedade, mas sim como uma atividade funcional que todo médico veterinário deve ter, seja para vender essa atividade para terceiros ou para aplicar nos seus próprios negócios, nas suas carreiras. Essa é uma visão diferenciada, prática, moderna e, acima de tudo, funcional”, detalhou o palestrante.

O médico veterinário frisou ainda que a Responsabilidade Técnica é a base de uma futura administração hospitalar veterinária , garantindo aos profissionais da área o atendimento as várias esferas fiscalizatórias que regularizam a atividade no país.

Para a presidente da Comissão de Eventos do CRMV-RN, Dra. Romeika Reis, o curso é divisor de águas na clareza de como exercer a medicina veterinária, baseado na legislação. “Ele nos ensina a lidar no âmbito técnico, gerencial, pessoal e financeiro. Nossa missão na responsabilidade técnica é muito além do técnico, é um dever de exercer a medicina veterinária com qualidade e segurança para o bem da sociedade”, esclarece Dra. Romeika.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA ALIMENTAR

O presidente da Comissão Regional de Alimentos  do CRMV-RN, Dr. José Arimateia, lembra que o calendário em 2019 será extenso de atividades para os profissionais de todo  o estado, já com um novo curso a partir da próxima semana na área de Responsabilidade Técnica Alimentar.

“Queremos capacitar cada vez mais os nossos profissionais para garantir um atendimento ético e de qualidade para sociedade”, disse Dr. Arimateia, que também é vice-presidente do CRMV-RN.

O Curso de Responsabilidade Técnica na Área de Alimentos acontece também em Natal e Mossoró e será ministrado pela Dra. Marili Gramolini, formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e com especialização em Inspeção Higiênico Sanitária e Tecnologia de Carnes e Derivados.

Em Natal serão dois dias de curso, na segunda (18) e  terça (19) da próxima semana, com a abordagem das normas e condutas do RT, regulamento de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, coletas de amostras e técnicas de laboratório para identificação de microrganismos e interpretação de resultados de análises. Na capital, o evento acontece no auditório do Sebrae, próximo ao estádio Arena das Dunas, das 8h às 17h – com horário para almoço.

Já em Mossoró, o curso será ministrado entre a quinta (21) e sexta (22), no auditório da biblioteca da Ufersa, com mesma carga horária.. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas no site do CRMV-RN: www.crmvrn.gov.br.