A Secretaria Estadual de Saúde divulgou o mapa da raiva no Rio Grande do Norte e os números chamam a atenção: de janeiro a 26 de setembro, de acordo com a Sesap, 30 animais foram diagnosticados com raiva no RN, a maioria deles morcegos.  

De acordo com o mapa da Secretaria, a raiva apareceu este ano em 15 municípios, incluindo a capital. Em Natal, oito morcegos foram diagnosticados com a doença.  Em São Bento do Trairi o diagnóstico foi em uma raposa. Já em Governador Dix-Sept Rosado o vírus apareceu em uma ovelha.

Os municípios que apresentaram casos de raiva em animais silvestres foram: Natal, Serra Caiada, Caicó, São Bento do Trairi, Canguaretama, Taipu, Guamaré, Parnamirim, Nísia Floresta, Governador Dix-Sept Rosado, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Jandaíra, Mossoró e Jaçanã. 

“A raiva é uma doença que mata e pode acometer o ser humano, daí a grande preocupação que devemos ter. A Campanha de Vacinação Antirrábica termina nesta quarta-feira e é extremamente importante que as pessoas tenham consciência e vacinem os seus animais”, disse Dr. Wirton Costa, presidente do CRMV-RN.

A Secretaria Estadual de Saúde ainda alerta que é fácil identificar um morcego com raiva. No geral, eles se alimentam e voam durante o dia, podem estar pousado em local desprotegido, também durante o dia ou caídos. 

“Ao se deparar com um morcego nessa situação é preciso acionar o Centro de Endemias ou o Centro de Zoonoses do município, para que seja feita a remoção do animal e realização de exame laboratorial de raiva”, disse o secretário-geral do CRMV-RN, Dr. José Arimateia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *