O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte participou nesta terça-feira (21) do encontro com representantes de outros Conselhos Federais com a juíza federal Gisele Leite, coordenadora do Centro de Conciliação da Justiça Federal do RN . O CRMV-RN foi representado pelo secretário-geral, Dr. José Arimateia, e pelo assessor jurídico, Dr. Herick Queiroz.

O encontro teve como objetivo apresentar aos Conselhos a modalidade das audiências pré-processuais, em que as demandas passam primeiro por uma tentativa de acordo. Quando não se alcança  um denominador comum entre as partes envolvidas, é que o caso é judicializado.

“Essa busca pelo diálogo é sempre muito importante e nós do CRMV-RN defendemos a boa conversa, antes de qualquer outra decisão”, disse o secretário-geral do Conselho, Dr. José Arimateia.

Nesse processo, a magistrada destacou que o Centro de Conciliação da Justiça Federal do Rio Grande do Norte pode abrigar mutirões dos Conselhos como forma de efetuar a cobrança por anuidade, por exemplo, sem a necessidade de uma maior demanda para o judiciário.

Ações de cidadania para informar a população sobre o papel dos Conselhos e sua importância social também estão sendo planejadas e serão colocadas em prática na Semana Nacional de Conciliação, que acontece de 5 a 9 de novembro.