Representantes de 11 Conselhos Regionais participaram nesta quinta-feira (9) de uma mesa redonda, no auditório Fernando Bezerra, no Sebrae/Natal, sobre o papel do Responsável Técnico. A discussão é um dos focos da VII Semana da Vigilância Sanitária, que começou nesta quarta-feira (8) e segue até a próxima terça (14). O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte foi representado pelo secretário-geral, Dr. José Arimateia.

Além do CRMV-RN, estiveram presentes os Conselhos Regionais de Nutrição, Biologia, Fisioterapia, Educação Física, Química, Farmácia, Enfermagem, Medicina e Odontologia, bem como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA).

Os debates foram comandados pelo auditor fiscal da Suvisa-RN, Thiago Raulino, e pela chefe do Núcleo de Alimentos da Vigilância Sanitária de Natal, Leopoldina Maria Batista. No total, serão 18 temas discutidos na VII Semana da Vigilância Sanitária com a participação de mais de duas mil pessoas.

Na ocasião, o secretário-geral do CRMV-RN , Dr. José Arimateia, destacou a importância das discussões sobre o tema. “É um tema que precisa estar sempre em pauta.  Foi uma mesa muito proveitosa. Os debates foram ótimos. O Conselho vai fazer em setembro, nos dias 13 e 14, um curso de Responsabilidade Técnica  gratuito, de forma que o profissional possa a se habilitar para ser RT. É um cargo extremamente sério que requer capacitação e ética”, disse.

O chefe do setor da Vigilância Sanitária de Natal, José Antônio, também enfatizou a relevância do tema. “Assunto sério que precisa ser sempre discutido. Acredito, que devemos inclusive promover um debate ainda mais amplo sobre o tema”, disse.